Atlas de Mamíferos de Portugal

uma recolha do conhecimento disponível sobre a distribuição dos mamíferos no nosso país

Dados do Atlas utilizados na “Lista de mamíferos de Portugal”

A Lista de mamíferos de Portugal na Wikipédia foi actualizada com os dados de distribuição disponibilizados pelo nosso Atlas! Um grande trabalho do Gonçalo Espregueira Themudo

2ª edição publicada em PDF!

Finalmente está publicada, apenas em suporte electrónico, a 2ª edição do Atlas! O livro em PDF está disponível aqui.

Atlas utilizado noutro artigo científico

Foi publicado em revista científica mais um artigo em que se utilizam dados do Atlas, já actualizados de acordo com a 2ª edição:

Ascensão F., Mestre F. & Barbosa A.M. (2019) Prioritizing road defragmentation using graph-based tools. Landscape and Urban Planning, 192: 103653 (DOI: 10.1016/j.landurbplan.2019.103653)

Co-autores do Atlas em workshop de monitorização

Vários editores e co-autores de capítulos do Atlas foram convidados a participar no workshop “Estratégia de monitorização dos mamíferos de Portugal”, realizado em Lisboa no âmbito do projeto PORBIOTA — E-Infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade.

2ª edição do Atlas apresentada em congressos

A 2ª edição do Atlas vai ser apresentada brevemente em duas reuniões científicas:

  • no 2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, em Lisboa, com uma palestra intitulada “Atlas de Mamíferos de Portugal: um exemplo de participação pública na recolha de dados de biodiversidade”;
  • no XIV Congresso da SECEM, em Jaca (Espanha), com outra palestra intitulada “El Atlas de Mamíferos de Portugal: análisis de los aportes de la segunda edición“.

Notícia sobre o Atlas no site da revista espanhola Quercus

O site da revista espanhola de divulgação cienífica Quercus publicou um post que divulga a 2ª edição da base de dados e mapas interactivos do Atlas!

Dados da 2ª edição já disponíveis!

A 2ª edição do Atlas, revista e aumentada com milhares de novos registos de presença, está em fase de produção e ficará brevemente disponível em PDF. Mas os dados actualizados já estão disponíveis, quer para download, quer para visualização nos nossos mapas interactivos!

Atlas citado em artigo científico

Os dados do nosso Atlas foram utilizados por outra equipa num artigo publicado este mês na revista científica PLoS ONE, intitulado “Completeness of Digital Accessible Knowledge (DAK) about terrestrial mammals in the Iberian Peninsula” (Escribano, Galicia & Ariño, 2019). O artigo está disponível em acesso aberto no site da revista.

Atlas utilizado em congresso internacional

Os dados do nosso Atlas, junto com os dados de Espanha, foram utilizados por uma equipa estrangeira num poster apresentado no 9º congresso internacional da International Biogeography Society (aqui desfocado porque o trabalho ainda não está publicado):

Artigo fundador do Atlas publicado

O nosso artigo sobre a distribuição, tendências e bibliometria dos carnívoros terrestres portugueses, que foi parte da tese de mestrado da Joana Bencatel (apresentada em 2016) e esteve na base do Atlas, está finalmente publicado! Este trabalho não inclui apenas a distribuição registada destas espécies (à data de finalização do artigo), mas também uma análise das suas tendências ao longo do tempo, da bibliometria e do tipo de estudos que foram dirigidos a cada espécie. Apesar de não incluir dados de distribuição obtidos depois de 2016 (devido ao tempo que estes artigos habitualmente passam nos processos de revisão e à complexidade da análise associada), este é um documento importante sobre como evoluiu até então o estudo dos carnívoros em Portugal e sobre as necessidades prioritárias para estudos futuros. Os dados mais actuais de distribuição estão a ser recolhidos no Atlas.

« Older posts

© 2017-2020 A. Márcia Barbosa

Theme by Anders NorenUp ↑