Atlas de Mamíferos de Portugal

um projecto em curso sobre a distribuição dos mamíferos no nosso país

Atlas no congresso da IBS

Um poster sobre o Atlas, anteriormente aceite para apresentação, está esta semana em exibição no congresso da IBS (International Biogeography Society), este ano realizado em Évora.

Dados do Atlas no HABEaS webGIS!

Os dados de espécies ameaçadas do nosso Atlas foram adicionados ao HABEaS webGIS, um sistema que disponibiliza dados sobre biodiversidade e serviços de ecosistemas na região mediterrânica. Tal como o Atlas, o HABEaS webGIS baseia-se em software livre de código aberto e disponibiliza os seus dados gratuita e publicamente.

Atlas na revista Wilder!

A Wilder acaba de publicar dois artigos relativos ao Atlas de Mamíferos de Portugal:

Na secção Histórias | Ciência: Este atlas diz-lhe que espécies de mamíferos existem em Portugal

Na secção Seja um Naturalista | Ciência Cidadã: Saiba como pode ajudar a completar o Atlas de Mamíferos de Portugal

Divulgação do Atlas online

O Atlas continua a ser regularmente divulgado em diversas plataformas nacionais e estrangeiras, como o site da Associação Para as Ciências do Mar,  o blog Curioso por Naturaleza e vários perfis do Twitter, tanto de indivíduos como de associações, empresas ou instituições — incluindo a SPECO, a SECEM, o Grupo GEAS, o Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico, a BioLearn, a AmBioNews e outros.

Atlas divulgado pela Ordem dos Biólogos

A Ordem dos Biólogos divulgou o Atlas no seu blogNotícias da Biologia” e na newsletter que envia regularmente aos seus membros, com o seguinte texto:

Com o apoio do CIBIO da Universidade de Évora e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, acaba de ser lançado em formato digital, a primeira edição do Atlas de Mamíferos de Portugal. Colabore com novos registos de presença de mamíferos no nosso país, a incluir na segunda edição (revista e aumentada) actualmente em preparação!

Atlas disponível em edição digital!

O atlas tem agora uma edição oficial em PDF, com ISBN próprio, que já está disponível em versão completa na página do livro!

Poster aceite para congresso de biogeografia

O resumo relativo ao atlas foi aceite para ser apresentado como poster no próximo congresso da IBS (International Biogeography Society), que decorrerá em Évora em Março do ano que vem!

Atlas no congresso SECEM

Amanhã à tarde, o atlas será apresentado no XIII congresso da SECEM (Sociedad Española para la Conservación y Estudio de los Mamíferos), com os mapas de distribuição ibérica para os mamíferos terrestres. A expectativa é grande! A apresentação ficará publicamente disponível com o seguinte DOI: 10.13140/RG.2.2.12340.96641.

Atlas divulgado pela SECEM

O nosso Atlas foi anunciado na página da internet e no perfil Facebook da SECEM (Sociedad Española para la Conservación y Estudio de los Mamíferos), onde tem já dezenas de “gostos” e de partilhas!

 

Texto no Facebook:

La primera edición del “Atlas de los mamíferos de Portugal” ya está disponible en Internet. Se puede descargar la versión digital en http://atlas-mamiferos.uevora.pt ¡Os animamos a consultar los mapas disponibles en la web de la obra y a enviar nuevas citas! Más información en https://goo.gl/ucpgH8

 

Texto no site da SECEM:

La primera edición del “Atlas de los mamíferos de Portugal” ya está disponible en Internet. La obra ha sido impulsada y coordinada por A. Márcia Barbosa en colaboración con Francisco Álvares, Joana Bencatel y André E. Moura. La edición en papel, que es limitada y está en prensa, será distribuida entre los colaboradores, bibliotecas e instituciones para que pueda ser consultada por todos los interesados y animar a futuros colaboradores.

Acceso a la versión digital del “Atlas de los mamíferos de Portugal”, en:
http://atlas-mamiferos.uevora.pt

La intención de los coordinadores del proyecto es continuar con la recogida de citas e información a lo largo del 2018, para publicar una segunda edición actualizada y mejorada al finales de ese año. Os animamos a consultar los mapas disponibles en la web de la obra y a enviar nuevas citas, además de comentarios y sugerencias. Existe una página de contactos en la web del atlas.

La primera edición del “Atlas de los mamíferos de Portugal” se presentará durante el XIII Congreso de la SECEM en Guadalajara (6-9 de diciembre).

Atlas na Universidade de Lincoln

O Atlas foi incluído no repositório da Universidade de Lincoln (Reino Unido), acompanhado pelo seguinte texto:

This publication represents the first complete Atlas of Mammal distribution for the Portuguese territory. Of particular notice is the inclusion of marine mammals (often left out of Mammal Atlas), which due to large extent of the Portuguese Economic Exclusive Zone, covers a fairly substantial portion of the Eastern North Atlantic.

 

« Older posts